Pós-Operatório

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

DURANTE A INTERNAÇÃO:

Trabalhe com o seu cirurgião e outros profissionais de saúde como uma equipe. Certifique-se de que você está incluído nas decisões sobre seu tratamento. Peça a um familiar ou amigo para estar presente quando possível. Durante sua permanência no hospital após a cirurgia, nossa equipe irá garantir todas as medidas para ajudar a prevenir a infecção.

Controle da Dor
O alívio da dor é uma parte importante de seus cuidados após a cirurgia. O tratamento eficaz da dor vai permitir-lhe recuperar mais cedo. Quando passar o efeito da anestesia, informe a equipe de enfermagem logo que você sentir dor ou desconforto. É importante pedir medicação para a dor, assim que a dor começa. Se você sentir dor ao sair da cama ou ao andar, peça medicação antes de fazer essas atividades.
Para ajudar a entender melhor o grau de dor, você será solicitado a classificar sua dor em um escala de 0 a 10, com 0 indicando que você não tem nenhuma dor e 10, indicando que você está com dor extrema.

Prevenir Infecções
Por favor, peça aos familiares e amigos que estão doentes, resfriados, ou com qualquer mal-estar,  para não para lhe visitar enquanto estiver no hospital.
A tarefa mais importante para prevenir infecções é lavar as mãos. Por favor, certifique-se que todos os médicos, enfermeiros e visitantes lavem as mãos imediatamente depois de entrar e antes de sair do seu quarto.

Prevenção de coágulos sanguíneos
Se for submetido a cirurgia ou irá permanecer hospitalizado por um período de tempo, é importante assegurar a prevenção e tratamento adequado para a formação de coágulos sanguíneos. Você receberá medicamentos que retardam a coagulação (“afinam o sangue”), a fim de prevenir a coagulação enquanto estiver imobilizado após a cirurgia. Caso esse tratamento não possa ser dado a você, você usará botas de compressão em suas pernas para estimular a circulação e ajudar a prevenir coágulos. É importante que você a use em todos os momentos, enquanto não estiver andando.

É importante sair da cama no primeiro dia do pós-operatório, se houver condições. Solicite ajuda à equipe de enfermagem ou fisioterapia para ajuda com as caminhadas.

Prevenção de pneumonia
Durante todo a internação, você está sob risco de desenvolver uma pneumonia. Você pode ajudar a prevenir a pneumonia fazendo exercícios respiratórios. O seu médico ou fisioterapeuta irá fornecer-lhe um dispositivo especial para isso e ensinará a utilizá-lo. É importante realizar esses exercícios 10 vezes por hora, enquanto você está no Hospital, e continuar a usá-lo em casaapós a alta até que você tenha recuperado completamente.

APÓS A ALTA HOSPITALAR:

Tratamento de Feridas
Após receber alta do Hospital, é importante que você mantenha sua incisão cirúrgica limpa e seca. Isso vai ajudar as suas feridas a se curarem mais rápido e vai ajudar a prevenir a infecção.
Siga estas instruções, salvo indicação em contrário por seu médico:

• Tome um banho e limpe cuidadosamente a ferida com um pano limpo, água e sabão.
  • Seque com uma toalha limpa.
  • Pintura ferida com Povidine ® tópico, quando orientado.
  • Aplique um curativo, fresco e limpo para cobrir a ferida.
  • Repita de 1 a 2 vezes ao dia.

Sinais e sintomas de Infecção
Você pode sentir dor e desconforto nos primeiros dias após a cirurgia. A ferida pode ser ligeiramente vermelha ou inchada. Uma pequena quantidade de sangue ou líquido claro pode drenar da ferida. Isto é normal e deve diminuir a cada dia.

Contate seu médico caso surja:

• Febre acima de 38 ° C, dor no peito, falta de ar, náuseas ou vômitos
  • uma mudança súbita na cor ou sensação de temperatura de qualquer membro
  • Aumento da dor no local da incisão
  • O aumento da drenagem ou cor do líquido que sai da ferida
  • Se a ferida abrir ou se tornar quente, vermelha ou muito macia
  • fraqueza ou desmaios

Atividades
Siga as instruções de atividades que lhe forem dadas no momento da alta. Se lhe forem liberadas caminhadas, é importante que você não fique na cama. Caminhe 3 a 4 vezes por dia, de 10 a 15 minutos por vez. Isto ajudará a prevenir o desenvolvimento de uma trombose venosa profunda (TVP) em suas pernas.

Medicação para Dor
Na alta do hospital, podem ser prescritos analgésicos para tomar em casa.
Você deve tomar este medicamento como prescrito. Medicação para a dor pode provocar prisão de ventre e, por isso, é importante beber pelo menos 8 a 10 copos de água diariamente.

Dra. Ana Carolina Freire Costa (CRM 32837)